terça-feira, 25 de janeiro de 2011

11 - CIÊNCIA X ESPIRITUALIDADE - DIVÓRCIO ESPIRITUAL?

Por muitos séculos, desde a antiga Grécia, não haveria sentido questionar qualquer antagonismo na visão cientítifica e religiosa do Universo. Tudo era considerado criação de um deus ou deuses, conforme a sociedade abordada. Essa visão do Cosmos, mostrava que todos os fenômenos não eram aleatórios. Eles seguiam uma ordem divina e cabia ao homem antigo reconhecê-los na sua vida cotidiana, no movimento dos astros e nas transformações da Natureza.
Os deuses eram senhores do Céu e da Terra e nada passava longe dos seus olhos.
Haviam templos para o culto de determinadas divindades, que exigiam muitas vezes, o sacrifício de animais e até mesmo de seres humanos.
Também existiam templos dedicados à cura, como no caso de Asclépío entre os gregos e Esculápio entre os romanos. Asclépio  (ou Esculápio ) é considerado protetor da medicina e ainda hoje, em seu nome é feito o juramento de Hipócrates (Cós, 460 - Tessália, 377 a.C.), conforme segue:

Juramento de Hipócrates



 "Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:


Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva. 

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha (impostos), mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça." 


O leitor pode constatar aqui, que a medicina hipocrática era muito diferente da prática médica exercida hoje. Ela preconizava a integração corpo/mente. Nossa visão médica vê o corpo como peças de uma máquina a ser consertada. O corpo dissociado da mente foi consequência da interpretação feita por Descartes, (1596-1650) que via a divisão entre a Res Extensa ( substância material ) e a Res  Cogitans ( substância pensante ). Sua frase mais conhecida é "Cogito, ergo sun", ou seja, "Penso, logo existo". Ver mais em:
Felizmente estamos vivendo um "ponto de mutação". Estamos convergindo para um pensamento mais integrador, quebrando as áreas rígidas, impostas pela Academia, e encontrando um modus vivendi muito próximo das culturas ancestrais, que viviam em interconexão com todo o Cosmos.

Segue abaixo um excelente vídeo, abordando este caminho de integração entre ciência e espiritualidade. Vídeos como este nos dão esperança de ver uma humanidade vivendo em harmonia, onde não haja mais o divórcio entre a ciência, a natureza e a religião. Favor clicar no link e você abrirá o vídeo direto no You Tube.




2 comentários:

  1. A ESPIRITUALIDADE PLENA DE LUZ


    A espiritualidade é uma manifestação da realidade espiritualdo ser humano. A conciência espiritual começou a despertar na mente humana , ja no homem de Neandertal, que enterrava seus mortos com reverência e algum ritual, por acreditar na continuação da vida espiritual.
    Por paradoxal que pareça, para entendermos a espiritualidade humana é bom seguirmos os passos do progresso da ciência, que reduzindo a matéria no seus elementos chegou à energia escura , sem massa que pervade 74% do cosmo observável.È o fundo imóvel de energias em equilíbrio que quando vibra cria matéria e consciência cognitiva, é a causa em potência que se transforma em ato. "Aristóteles".
    Todo o universo material, inclusive o homem, provem de um processo organizacional ascendente, da não matéria para partículas, átomos, moléculas, e células neurais.... Portanto podemos identificar essa não matéria como um oceano espiritual no qual estamos submersos e em contato permanente ,célula por célula.
    Interagimos constantemente com esse "Uno" espiritual através da nossa mente nos seus três níveis de consciência: espiritual, emocional e racional.
    O nível racional ou consciente é o mais recente desenvolvimento dos humanos, tem sua estrutura neural no córtex cerebral com conexões em série, o pensamento é processado por ondas cerebrais que são interpretadas pelo nível espiritual.
    O nível emocional ou inconsciente, instintivo nos animais, é inerente à vida em todas as suas formas, nos ser humano suas conexões neurais estão por todo o sistema nervoso em redes paralelas, seus registros são processados por ondas cerebrais que também são interpretados pelo nível espiritual.
    O nível espiritual ou superconsciente é a essência do programa do ser que precede a existência, no ser humano a consciência espiritual atua na base cerebral com uma onda de 200Hz (descoberta recente) que faz a leitura das ondas do consciente e inconsciente e devolve informação com inteligência, emoção e consciência, portanto a consciência inteligível e emocional é processada no cérebro e interpretada pelo espírito.
    Com o entendimento da ciência do ser espiritual, torna-se compreensível o poder da oração e da meditação, pois ambas requerem a focalização do pensamento em algum propósito, e as ondas do pensamento não precisam ganhar as alturas para chegar até Deus, pois o seu espírito está em contato conosco, célula por célula. "Vale lembrar o que foi dito há dois milênios: "O reino de Deus está dentro de vós" ou "Deus é espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade" ou " A verdade vos libertará".
    Até agora o que foi conseguido em termos de saúde, alegria e paz de espírito por poucos pela fé, poderá ser alcançado por muitos pelo entendimento. Santo Agostinho escreveu: "Compreender para crer, crer para compreender", porque ele acreditava que não só o credo, mas também a razão aproxima o homem de Deus.
    E assim a aventura humana vai chegando ao seu topo com mais compreensão e consciência espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Ivo, muito obrigado pela contribuição! Você explanou muito bem a necessidade de compreendermos a realidade por uma ótica multifacetada, superando assim o reducionismo cartesiano. Oxalá tenhamos mais pessoas despertando suas consciência nessa direção. Principalmente cientistas ,religiosos, políticos, empresários e todos profissionais liberais.
    UM grande abraço,
    Marcos

    ResponderExcluir