quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

7 - PIETRO UBALDI - A GRANDE SÍNTESE


Dois tipos biológicos - evoluídos e involuídos

"Passar do plano animal da luta pela vida ao plano orgânico da colaboração inteligente, significa mudar completamente as condições de vida.
Involuído e evoluído são dois biótipos absolutamente diversos; é natural, pois, que suas atividades dêem lugar a resultados totalmente diferentes, proporcionados ao nível de evolução representado pelo plano de vida de cada um deles. Tudo depende da natureza do biótipo, e cada um deles só pode produzir de acordo com o que é. Dos princípios que regem a vida do involuído e da relativa forma mental que o guia, só pode nascer prepotência, luta, desordem, dor.  Dos princípios que regem a vida do evoluído e da forma mental que o guia, só pode nascer harmonia, fraternidade, ordem, alegria.
Passar do mundo do involuído ao do evoluído significa sair da desordem para entrar na organicidade, ou seja num estado resultante de novo modo de conceber a vida, pelo qual as posições de relação social —  antes feitas em grande parte de prepotência e injustiça, que só produzem rivalidade e lutas — assumem, na nova organicidade,  a função coesiva, sobretudo de unificação. Se a vida antes se baseava só no indivíduo, nesta nova fase ela se fundamenta na coletividade organizada, em que a ordem exclui absolutamente qualquer barulho de injustiças e lutas.
O grau de evolução atingido mede-se pelo grau com que foi eliminado o separatismo e alcançada a unificação. A potência em que vive a luta em nosso mundo é índice claro de quanto ele ainda está atrasado. Aqui, tudo se faz em função da luta, que reaparece a cada momento, em toda manifestação da vida. Em todos os campos é mister levar em conta sempre este princípio do mais forte que quer vencer a todos. Conquista-se o poder, a riqueza, os altos graus sociais, sempre para dominar a luta como vitoriosos. Política, comércio, religião, sob todas as aparências, são substancialmente utilizados como meios para vencer na luta pela vida. E em todos os tempos, lugares e posições sociais se obedece a esta lei, que é lei do plano biológico em que a humanidade está situada.
A passagem que hoje se verifica, do caos à ordem, não consiste apenas numa arrumação de formas, mas também dos princípios que as regem. A organicidade para a qual a evolução leva o mundo, implica por sua natureza seres racionais e presume a inteligência. E essa forma de vida não poderá deixar de ser alcançada pelo homem coletivo do futuro, que chamamos de evoluído."

Do livro "A Grande Batalha" , capítulo 09



MEMORIAL PIETRO UBALDI

As Faculdades Integradas “Espírita” (Curitiba/Pr) estão implantando um memorial em homenagem a Pietro Ubaldi, médium, filósofo e cientista italiano que morou durante 20 anos no Brasil. Graduado em Direito e em Música na Universidade de Roma, ele foi um dos grandes pensadores cristãos do século 20, tendo estudado filosofia, teologia, religião, ciência e idiomas.
A idéia da construção do memorial surgiu em 2007, durante a realização do “12º Congresso Pietro Ubaldi”, em Uberaba, onde ocorreu o lançamento do projeto “Memorial Chico Xavier”. O professor Octávio Melchíades Ulysséa, diretor geral das FIES, idealizou a construção do “Memorial Pietro Ubaldi” nas dependências da Unidade Educacional "Bezerra de Menezes", em Curitiba, Paraná.
“O objetivo é aproximar Ubaldi dos cursos universitários das FIES, unindo Filosofia, Ciência e Espiritualidade, dando ênfase ao seu pensamento”, explica o professor Ulysséa. A administração do memorial estará a cargo do “Instituto Pietro Ubaldi do Paraná”.
O memorial contará com centros temáticos dedicados a fazer convergir o pensamento de Ubaldi com São Francisco de Assis, Chico Xavier, Charles Darwin, Albert Einstein e Pierre Teilhard de Chardin, relacionando-os, respectivamente, às obras “Ascese Mística”, “As Noúres”, “Evolução e Evangelho”, “A Grande Síntese” e "A Nova Civilização do Terceiro Milênio".
Haverá uma gruta externa destinada à meditação, uma praça em torno do memorial e um centro cultural, com uma biblioteca, um banco de dados e informações, um salão de exposições e um centro de arte transcendental.
Ubaldi é autor de 24 livros relacionados à Ciência e ao Espírito. Sua obra de maior impacto é “A Grande Síntese”, na qual ele apresenta a “Teoria da Gravitação” e que viria a despertar o interesse de Albert Einstein. O criador da “Teoria da Relatividade”, a partir daí, manteve correspondência com Ubaldi.
As FIES contam com o apoio da comunidade para a viabilização do projeto. Pode-se colaborar com dinheiro ou com materiais de construção, serviços, móveis e demais utensílios. É possível abater do Imposto de Renda de pessoas físicas (até 6% do valor devido) e jurídicas (até 2%) contribuições em dinheiro.
Os interessados podem ligar para o telefone (41) 3111-1711, contato com Nilda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário